segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ser adulto, by Arnaldo Jabor (que eu amo, mas com várias modificações, rs!)

Muitas vezes me pego num pensamento pessimista e acho que namoro, casamento, romance (como quase tudo na vida) têm começo, meio e fim. É claro que existem exceções e que os deuses me abençoem com uma delas! Detesto quando escuto este tipo de conversa:

"- Ah, terminei meu namoro..."
"- Nossa, de quanto tempo?"
"- Cinco anos... Mas não deu certo, acabou!"
"- Não deu, por quê?"

Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou. E o bom da vida, é que você pode ter vários amores. A vida é assim, o segredo é ser sincero com os seus sentimentos e respeitar a pessoa que está ao seu lado.

Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam. Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro? Seria no mínimo uma covardia, portanto temos que aceitar que não há um relacionamento ideal, igual nos contos de fadas, uma coisa completa e perfeita.

Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama. Às vezes ele é carinhoso, mas não é só seu. Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador. Às vezes tem um corpão, mas não é sensível. Entenda: tudo nós não temos e dificilmente teremos! Se você tiver, que sorte a sua!

Perceba qual aspecto é o mais importante do ser amado e invista nele. Temos que admirar quem está com a gente. Pele é um bicho traiçoeiro. Quando você tem química com alguém, o papai com mamãe mais básico se torna uma delícia.

Outras vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona... Acho que o beijo é realmente importante e se o beijo bate... Amigo, se jogue! Se não bate, mais um Martini, por favor... E vá dar uma volta na balada!

Se ele (ou ela) não te quer mais, não force a barra. O outro tem o direito de não te querer. Não lute, não ligue, não dê pití. Olhe no espelho e dê o valor que você merece.

Se a pessoa está com dúvidas, problema dela! Cabe a você decidir se deve esperar ou não. Há pessoas que precisam da ausência para querer a presença. Isso é no mínimo estranho, mas elas existem.

O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos, mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta. Não há aquele ditado que diz "se ele (ou ela) for para ser seu, pode rodar o mundo inteiro, mas vai voltar nas suas mãos"? Nada de drama, bola pra frente.

Que graça tem ter alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família? O legal é alguém que está com você por você. E vice versa.

Não fique com alguém por dó ou por medo da solidão. Isso é maldade e falta de caráter. Ninguém merece! Não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você. Essa é uma máxima que TODOS deveriam respeitar. Muitas mágoas seriam evitadas, bem como o surgimento de mais e mais cachorros com corações de pedra, aqueles que te usam e não te ligam nunca mais. Você sabe bem do que estou falando, né?!

Nascemos sós e morremos sós, infelizmente. Nosso pensamento só é nosso, não é compartilhado, embora você possa dividi-lo se assim quiser. Quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento (mesmo se olhar e pensar em alguém).

Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia? Para que colecionar relações vazias? Antes só do que mal acompanhado.

GOSTAR DÓI. Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte, pois você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo. Talvez esse desafio que faça tudo ser tão incrível. E nem sempre as coisas saem como você queria...

A pior coisa é gente que tem medo de se envolver. Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta! Talvez essa até seja sua profissão, mas bancando o psicólogo 24 horas por dia, não há amor que resista.

Se você é que não quer se envolver, então namore uma planta. Ela com certeza é mais previsível. E ainda por cima, vai poupar a humanidade não machucando mais um coração num mundo já tão amargurado.

Na vida e no amor não temos garantias. Nem todo sexo bom é para namorar. Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear. Nem todo sexo bom é para descartar, para se apaixonar ou se culpar. Você que tem que estabelecer os limites da sua vida, entender o seu coração decidir o vale ou não a pena.

Enfim... Quem disse que ser adulto seria fácil?

Abra os olhos e saiba que a Terceira Lei de Newton também rege as Leis da Vida, toda ação tem uma reação, portanto seja responsável pelos seus atos. Mas dia ou menos dia a conta vai chegar... Você está pronto? Eu estou! :)

Um comentário:

RicardoATB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.