quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

1) Livre-se das frustrações e contrariedadades


"Por melhor que seja a vida de alguém, sempre existirão tristezas, decepções com pessoas e fatos que não acontecem de acordo com o que se espera. Ou seja, é inevitável que tenhamos de lidar continuamente com contrariedades e frustrações de todos os tipos e intensidades. No cotidiano, o trânsito pode nos aborrecer todos os dias. Pequenos problemas irritam muito os mais intolerantes, e "acabam com o dia deles".

O tempo de vida é finito; logo, a competência para nos livrarmos o mais depressa possível das pequenas e grandes frustrações é essencial para a boa vida. A boa tolerância e às contrariedades é um dos mais importantes indicadores de maturidade emocional. A criança pequena reage violentamente quando não é atendida em suas vontades. As que amadurecem se tornam mais dóceis em relação aos fatos que acontecem contra os seus interesses por respeitarem o direito de outras pessoas. Aceitam também que o mundo não existe apenas para agradá-las, de modo que nem todos os seus desejos serão atendidos.

É essencial, para os que pretendem viver bem e ser felizes, aceitar que o sofrimento e a dor são inerentes a nossa condição. Assim, seria tolo imaginar que possa existir uma vida totalmente desprovida de adversidades. A Terra não é um parque de diversões, de modo que nem tudo está programado para nos entreter."

Nenhum comentário: