segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Você também pode ser imortal, basta fazer uma coisa notável..."


Algumas pessoas que passam pelas nossas vidas são mesmo presentes dos Deuses... Não importa o tempo que passamos ao lado delas, mas suas lições e os momentos que vivemos juntos, pois esses sim ficam eternamente em nossos corações :)

Eu poderia falar de inúmeros amigos que me fizeram ser quem sou hoje. Mesmo tendo mudado de cidade, perdendo por algum tempo o contato, sei que permanecemos ligados e que nada poderá estragar o sentimento tão belo que nos une. Sou muito grata pela existência de cada um deles e faço questão de dizer-lhes o quanto são especiais pra mim cada vez que estamos juntos.

Porém, este post é para relembrar dois de meus amores que infelizmente não mais estão comigo fisicamente, mas com certeza fazem parte de mim. Hoje tenho consciência de que somos um só, unidos por todo o amor que nos dedicamos mutuamente em vida.

Meu avô era um sonhador, daqueles que acreditam que tudo é possível. Só faltava acreditar em Papai Noel, se é que ele não acreditava. Gostava de música, de História e muitas de suas paixões tive o prazer de herdar, talvez até mesmo para agradá-lo. Graças a ele sou o "macho" da casa depois de sua ausência, mexo na furadeira, instalo telefone e tudo mais que for preciso. Desde pequena lá estava eu segurando a escada e passando-lhe as ferramentas.

Éramos companheiros de longas conversas. Quantas foram as caminhadas ao pé do morro, colhendo flores ou empinando papagaios, obviamente feitos por ele. Que saudades tenho dos seus conselhos e das suas palavras de incentivo quando tudo parecia estar errado. Quando tinha vontade de largar tudo, era ele que vinha com suas frases doces e acolhedoras que faziam tudo retomar o sentido. Eu tinha fé porque ele acrediva que todos os meus sonhos se tornariam realidade.

Outro alguém de suma importância é minha babá. Sim, chamo ela de babá e daí? Pode até soar meio brega, mas ela foi minha segunda mãe e não uma empregada qualquer. Cuidou de mim desde o meu nascimento e esteve ao meu lado até meus quinze anos, quando infelizmente voltou para sua terra...

E o destino é mesmo certeiro! Ela voltou para São Paulo para realizar seus exames de rotina, após a resseção de um tumor e foi aqui que ela ficou doente. Fui visitá-la em uma sexta feira nublada e tivemos a conversa mais linda que jamais tivemos anteriormente. Enquanto eu escovava seus cabelos e a maquiava, ela disse que eu era a filha que Deus não havia lhe dado. Falamos o quanto éramos importantes uma para a outra e como nos amávamos.

Lembro ainda de dizer-lhe que seria a madrinha dos meus filhos e que ela era realmente como uma mãe para mim e que sempre estaria com ela. Até brinquei que nas férias iria visitá-la no sertão, e muito provavelmente eu viajaria. Mas não deu tempo... Logo no domingo ela morreu vítima de um médico desgraçado que não soube diagnosticar uma simples meningite. Meu ódio era tanto que naquele mesmo dia tinha certeza que me tornaria médica, pois não ia deixar ninguém mais passar pela dor que eu estava passando por descaso e falta de atenção.

Só tenho a agradecer por ter recebido tantos bons exemplos, tanto carinho e amor. O que aprendi com cada um deles não está guardado só na minha memória, mas ponho em prática diariamente na construção do meu caráter e da minha vida.

A saudade é uma dorzinha chata que nunca passa. Consigo fechar os olhos e reviver momentos inesquecíveis. Com um pouco mais de esforço, posso ouvir suas vozes sussurando em meu ouvido, acompanhada daquele perfume peculiar que marca cada uma das pessoas que nos são queridas. E nessa hora, uma lágrima me vem aos olhos, não pela tristeza de tê-los "perdido", mas por não poder desfrutar deles um pouquinho mais. Tudo que é bom dura pouco, mas o tempo suficiente para jamais nos esquecermos!

Queria poder dar um pouquinho do meu avô e da minha Nida pra todos meus amigos e assim vocês teriam a exata dimensão do quanto eles eram incríveis. Queria também que meu futuro marido e meus filhos pudessem tê-los conhecido. Mas sei que através de mim a memória deles estará sempre presentes, pois eu sou continuidade do que eles foram para mim. E espero ser um pouquinho deles para você também...

Essa tatuagem que eu fiz é uma homenagem a essas duas pessoas, que passaram pela vida e hoje são borboletas que passeiam pelo céu. Eles me ajudaram na minha metamorfose e sei que "para estar junto não é preciso estar perto e sim do lado de dentro" (Leonardo da Vinci), mas gosto de vê-los aqui, perto dos meus pés, me axiliando nesta longa caminhada que é a vida.

Anjo mais velho - O Teatro Mágico

O dia mente a cor da noite
E o diamante a cor dos olhos
Os olhos mentem dia e noite a dor da gente

Enquanto houver você do outro lado
Aqui do outro eu consigo me orientar
A cena repete a cena se inverte
Enchendo a minha alma d'aquilo
Que outrora eu deixei de acreditar

Tua palavra, tua história
Tua verdade fazendo escola
E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar

Metade de mim
Agora é assim
De um lado a poesia, o verbo e a saudade
Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim

E o fim é belo incerto
Depende de como você vê
O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só...

Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você!

AMO VOCÊS de todo o meu coração!


Um comentário:

Rica Passaro disse...

Eu entendo vc perfeitamente, tbm perdi meu avô que significa tanto na minha vida e sei exatamente como é essa saudade que sente...mas ainda iremos nos encontrar com nossos "herois"...vc sabe disso!
Mto bonito tudo que escreveu!


bjo"

www.rpassaro.blogspot.com